domingo, 23 de maio de 2010

American Vampire


http://imgs.abduzeedo.com/files/articles/rafael-albuquerque/American_Vampire_02_Cover_by_rafaelalbuquerqueart.jpg

American Vampire estreio o nos EUA. A série da DC/Vertigo contém o primeiro roteiro de quadrinhos produzido pela estrela da literatura Stephen King, em uma sequência de histórias secundárias. O também romancista Scott Snyder é o criador da série e autor da história principal. O brasileiro Rafael Albuquerque fecha o pacote de autores, desenhando as histórias de ambos os autores.

Click na imagen para Baixa


American Vampire é uma revista da DC Comics, com roteiro de Scott Snyder e Stephen King e arte do brasileiro Rafael Albuquerque. Cada edição de American Vampire terá duas histórias, sendo uma escrita por Stephen King e a outra por Scott Snyder.
O lançamento da revista acontece em março de 2010, e já se sabe que ambas as histórias não terão ligação em um primeiro momento. A de King conta a (não) vida de Skinner Sweet, o primeiro vampiro norte-americano. Já a de Snyder narra a história de Pearl Jones, uma garota dos anos 20 que passa a se envolver com a sociedade hollywoodiana, apenas para descobrir segredos dos quais ela pode nunca mais escapar.

Tradução: A.R.S. | Letras: CyberPimenta

Universo dos Vampiros de Jonathan Maberry




Sangue fresco, aliás, livro novo!


Pessoal, novo livro de vampiros!



O mundo sombrio de seres sobrenaturais que assombram, perseguem e devoram – Editora Madras

Jonathan Maberry, vencedor de diversos Bram Stoker Awards por obras de ficção e também não ficção. Alguns dos exemplos incluem Dead Man’s Song (2007), Bad Moon Rising (2008) e também Patient Zero.

Ele também trabalha como escritor freelancer para histórias em quadrinhos como, por exemplo, O Pantera Negra e vários outros projetos como o Wolverine: Ghosts (2009), Spider-Man, O Justiceiro e outros.

Tamanha experiência teve sua convergência no livro Universo dos Vampiros, muito além do que o nome sugere, apresenta tanto os vampiros em todas suas formas e tipos, quanto diferentes espécies de lobisomens, fantasmas vingativos, homens bestiais e outras criaturas sobrenaturais. Os verbetes, muito ricos em conteúdo, procuram apresentar informações de fontes raras e mais antigas do que aquelas usadas na maioria dos livros disponíveis no mercado, trazendo àqueles interessados nestas criaturas novas informações sobre as quais podem refletir.

A obra, repleta de detalhes, entre eles, podemos citar a tradução correta de diversos termos como a palavra romena “nosferatu” e sua explicação, assim como a tradução e o significado corretos de “Dopplegänger”, termo frequentemente utilizado de forma incorreta, além de falar de mitos encontrados nos mais distantes locais e não apenas os mais conhecidos e populares (há, inclusive, uma ilustração do “famoso” Boitatá brasileiro).

É explicado o que é mau-olhado, o que são os familiares, são explicados alguns dos amuletos de defesa confiável contra os vampiros (“a cruz… foi apenas uma invenção literária de Bram Stoker”), assim como se explica o que é hiperestesia e catalepsia, metafísica, detalhes sobre a forma ideal como o sepultamento dos mortos deve ser feito. Há uma parte reservada ao alho e sua importância assim como seu uso, desde a Roma Antiga e o Egito até os dias de hoje.



Os monstros aqui não são criações ficcionais para a TV, livros ou filmes, mas criaturas das quais nossos ancestrais tinham medo na infância.



Quanto às imagens, para alimentar a imaginação, o livro conta com diversas ilustrações para exemplificar as criaturas mais curiosas e oito imagens coloridas na parte central do livro. Entre as outras imagens, estão inclusas o túmulo de Vlad, o Empalador, O Espantalho Goblin, Fantasmas Vingativos, Lobisomem, entre outros.

Representação do CUERO, por Sandro Castelli. Monstro da América do Sul também conhecido como El Bien Peinado.


Outros exemplos de criaturas, mitos explorados e tópicos abordados pelo livro:


Teriomorfos – seres que mudam de forma, frequentemente um humano que assume a forma de um animal, ave ou inseto, sendo os mais famosos no folclore os lobisomens, também chamados de licantropos.



Os Boggart, de Harry Potter são explicados no livro, assim como a forma de se livrar deles, ou seja, mediante exorcismo – mas, nos últimos anos, também se mostrou eficaz o uso de sálvia queimada.

Embora o livro tenha um foco mais voltado para o folclore e informações não ficcionais, referências a filmes e outras obras de ficção são feitas, até mesmo para situar o leitor em relação ao assunto/monstro em questão. As citações vão desde o próprio Bram Stoker, passando por Harry Potter, os filmes de George Romero e mencionando várias outras obras que abordam os referidos monstros, inclusive nos pontos em que na ficção a história é diferente da realidade.


Representação das Bruxas Azuis, por Andy Jones. Guerreiras-demônio que assombravam os campos de batalha da Irlanda e da Escócia.



Nem todo vampiro é, por natureza, mau; Informações úteis das espécies diferenciadas de monstros, como um verdadeiro manual de sobrevivência; A importância da cor vermelha para proteção; vários métodos de adivinhação e também demonstração de um Ritual de Exorcismo.


Difundimos o vampiro com uma imagem de carisma sexual irresistível… as respostas são tão complexas quanto a psique humana… a mais simples é que temos medo da morte… A juventude, não importa quão poderosa e perfeita, irá se debilitar e desvanecer. A vitalidade é um empréstimo… os mais fortes irão se desfazer em pó… o vampiro, contudo, é imortal… eternamente jovem… um poder pessoal maior do que o tempo, do que a morte. Divino.

Outro ponto interessante é o dos “vampiros no mundo animal”, em que o autor discorre sobre a lula vampiro, sanguessuga, morcego-vampiro, entre outros.


Loup-Garou: … há três tipos de Loup-Garou. O primeiro é o verdadeiro lobisomem, uma pessoa que se transforma completamente em lobo. Embora esse licantropo mantenha seu intelecto humano, seus poderes não são diferentes de um lobo comum… muitas das lendas, a pessoa se tornou um deles por magia, geralmente por vestir um cinto mágico. Há também as histórias dos homens-lobos… parcialmente transformadas e que andavam sobre duas pernas… tinham uma força incrível, descomunalmente rápidos e muito difíceis de matar. O terceiro tipo é o mais moderno… um espírito lupino tomava o controle e a pessoa cometia assassinato… roubo de túmulos e canibalismo. O famoso romance “The Werewolf of Paris – O Lobisomem de Paris” (1933) tinha como base esse caso…



Extremamente indicado para mestres de RPG que desejam incluir novas(os) criaturas/monstros em seus sistemas próprios ou adaptar as já existentes. O livro é uma excelente fonte de informações para escritores de temas sobrenaturais e de romance sobrenatural. Há uma riqueza de informações detalhadas desde tipos de Ghouls até Lobisomens.