quarta-feira, 29 de junho de 2011

1º FORPG! Programação do evento



PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Sexta-Feira (01/07/11):


10:30 às 18:00 – Mesas de RPG.


10:30 às 18:00 – Espaço de Jogos de Tabuleiro.


13:00 às 15:30 – Oficina de Formação de Narradores.


15:30 às 16:20 – Palestra A Literatura Fantástica nos Jogos de Interpretação.


16:20 às 17:50 – Palestra O Gênero Literatura Fantástica.


18:00 às 18:30 – Sorteios e Premiação.


Sábado (02/07/11):


10:30 às 13:30 – Oficina de Animação em Flash para Novas Mídias.


10:30 às 18:00 – Mesas de RPG.


10:30 às 18:00 – Espaço de Jogos de Tabuleiro.


13:00 às 15:00 – Oficina de Papercraft (miniaturas de papel).


16:00 às 17:00 – Palestra sobre RPG Eletrônico.


17:00 às 18:00 – Palestra Fantasia Medieval e Mercado de RPG.


18:00 às 18:30 – Sorteios e Premiação.


18:30 às 19:30 – Apresentação Musical.




DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES GERAIS (SEXTA E SÁBADO)


Mesas de RPG.


Local: Entrada.


Dia e Horário: Sexta e Sábado (01 e 02/07) das 10:30 às 18:00.


Ministrante: Grupo Vila do RPG e mestres cadastrados.


Dentro da programação do evento, haverá um espaço reservado especialmente aos jogadores de RPG (Role-Playing Game). Contando com diversos cenários e sistemas de jogos, dos mais tradicionais aos ainda em desenvolvimento. Jogadores e narradores terão a sua disposição um espaço amplo e agradável, além de premiação aos participantes.


Jogos de Tabuleiro.


Local: Entrada.


Dia e Horário: Sexta e Sábado (01 e 02/07) das 10:30 às 18:00.


Ministrante: Grupo Vila do RPG e JogaFortal.


Aos admiradores dos jogos de tabuleiro, será disponibilizado um amplo espaço com uma grande variedade de jogos. Desde os mais tradicionais, até os jogos mais raros e importados, durante o dia inteiro estarão acontecendo mesas com partidas dos mais variados board games. Se você está curioso para conhecer novos jogos e passar uma tarde inteira se divertindo e ainda compartilhando de partidas inesquecíveis, confira este espaço em especial dentro do evento.


DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES – SEXTA (01/07/11)


Oficina de Iniciação de Narradores.


Local: Auditório.


Dia e Horário: Sexta (01/07) das 10:30 às 13:30.


Ministrante: Dmitri Gadelha.


A arte de narrar partidas de RPG é uma tarefa complexa. Não é à toa que os jogadores dispostos a isso são comumente chamados de mestres. Essa oficina pretende compartilhar técnicas de narração e dicas fundamentais para qualquer jogador iniciar sua jornada como um mestre/narrador. O professor graduado Dmitri Gadelha, utilizando de ferramentas e saberes pedagógicos, vai orientar a criação de aventuras, condução de sessões, resolução de conflitos na mesa de jogo e tudo o mais que todo mestre deve ter em mente – de forma didática e divertida. Se você sempre quis narrar, mas tem dúvidas em como começar, essa oficina foi feita para você!


Palestra – A Literatura Fantástica nos Jogos de Interpretação.


Local: Auditório.


Dia e Horário: Sexta (01/07) das 15:30 às 16:20.


Ministrante: Sérgio Magalhães.


O RPG, ou jogo de interpretação de personagens, foi desde o seu inicio essencialmente influenciado por livros do gênero fantástico e/ou maravilhoso. Esta palestra pretende analisar diversas obras que ajudaram a construir o conceito do mágico dentro deste jogo tão imaginativo. Desde as obras mais antigas e clássicas, que se tornaram referências para todos os jogadores de RPG, como Tolkien e Robert E. Howard, até os lançamentos mais recentes de autores com Cristopher Paolini e Terry Prachet, os temas mais recorrentes dentro destas narrativas serão expostos dentro de uma viagem pela história da literatura de fantasia e de como posteriormente esta característica acabou sendo invertida, ou seja, foi o RPG que passou a influenciar fortemente a escrita de livros de teor fantástico, mais conhecidos como fantasia medieval.


Palestra – O Gênero Literatura Fantástica.


Local: Auditório.


Dia e Horário: Sexta (01/07) das 16:20 às 17:50.


Ministrante: Pedro Salgueiro.


Nesta palestra o escritor Pedro Salgueiro falará sobre o aspecto de sua literatura relacionada ao gênero fantástico e quais suas principais influências no gênero. Acompanhado por convidados conhecedores do estilo, será aberta uma discussão sobre o fantástico e o que ele representa em essência para a literatura. Nesta conversa, serão expostos autores e obras que significaram marcos para o estilo e os gêneros que o permeiam, como o horror, o estranho e o maravilhoso. Uma verdadeira viagem pela história do gênero e de como ele esta representado em nossos dias.



DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES – SÁBADO (02/07/11)


Oficina de Animação em Flash Para Novas Mídias.


Local: Auditório.


Dia e Horário: Sábado (02/07) das 10:30 às 13:30.


Ministrante: Fernando “Fernalf”.


Realizado por Fernando “Fernalf”, criador e animador do site urubutrix.com, a oficina pretende vislumbrar a transformação na forma de se fazer audiovisual, no que compete ao desenvolvimento tecnológico e ao acesso a equipamentos cada vez mais sofisticados, criativos e interativos. Dentro desse contexto, o cinema de animação ganha um enorme dinamismo, seja em sua concepção, produção e distribuição. O workshop de Animação em flash para Novas Mídias ensinará um passo a passo de como produzir algumas animações de boa qualidade e com facilidade nesse programa simples. Mostrando desde a forma pré-produção, dublagem, edição até o produto final.


Oficina de Papercraft.


Local: Auditório.


Dia e Horário: Sábado (02/07) das 13:00 às 15:00.


Ministrante: Alan “Imiril” Emmanuel.


Nascido a partir da arte milenar de drobraduras de papel (origami) o pepakura, ou papercraft, é a habilidade de criar miniaturas tridimensionais usando layouts de papel. Praticamente qualquer coisa pode ser construída, desde carros até grandes cidades, passando por rôbos, trens, aviões, motos e um cem números de outros itens. Seja para modelar peças decorativas, ou para estruturar miniaturas para jogos de guerra, o papercraft impressiona qualquer pessoa que ponha os olhos sobre as peças criadas. Nessa oficina o designer gráfico Alan “Imiril” Emmanuel, usando ferramentas comuns e técnicas bastante simples, vai mostrar aos participantes como iniciar na belíssima e curiosa arte do papercraft.


Palestra Fantasia Medieval e Mercado de RPG.


Local: Auditório.


Dia e Horário: Sábado (02/07) das 17:00 as 18:00.


Ministrante: Leonel Caldela.


Leonel Caldela, um dos autores do RPG Tormenta e autor dos livros O Inimigo do Mundo, O Crânio e o Corvo e O Terceiro Deus e editor da revista Dragon Slayer, além de colaborador da Jambô editora; vem à Fortaleza falar sobre seu trabalho no cenário do RPG nacional e sobre sua obra literária, além de dividir experiência com os admiradores locais. Também irá expor o processo de criação de livros de fantasia e de RPG e como eles são influenciados por gêneros e estilos diversos dentro da Literatura Fantástica, especialmente a fantasia.


Palestra – Técnicas do Multiverso Aprendidas e Ensinadas ao RPGs Eletrônicos e Não Eletrônico.


Local: Auditório.


Dia e Horário: Sábado (02/07) das 16:00 às 17:00.


Ministrante: Edward “Toy” Facundo.


Desde sua concepção até os dias de hoje os RPGs eletrônicos criaram um caminho próprio quanto às técnicas narrativas, mas assim como o seu antecessor, o RPG tradicional teve muito a ensinar de volta. E nessa troca conhecemos o RPG contemporâneo que de um lado carrega o sentimento simétrico e hermético em sua mecânica contra o regaste nostálgico dos jogos considerados indies.


OBS: Essa programação poderá sofrer alterações até a data do evento. Qualquer mudança será informada aqui mesmo no blog e em outras mídias do FORPG.



A LITERATURA FANTÁSTICA NO UNIVERSO DOS JOGOS DE INTERPRETAÇÃO


E aí está! O cartaz foi montado pelo nosso camarada Thiago Limaverde, já conhecido aqui no blog por outros trabalhos gráficos em em breve posts também. A imagem é uma das várias obras do mestre Todd Lockwood, escolhida por nós devido ao seu caráter “universal” – afinal, tem dragão, vampiro, demônio e fuzileiro espacial!


Como vocês puderam notar, a programação do 1º FORPG – Fortaleza do RPG foi montada pensando em nosso hobby em seus vários aspectos – tanto seu lado puramente lúdico quanto o lado cultural. Em breve nós iremos divulgar promoções e as premiações que nossos apoiadores disponibilizaram aos participantes do evento. Para mais informações ou cadastros prévios nas oficinas e palestras, envie um email para nosso contato eletrônico oficial (contato@viladorpg.com.br). Enfim, amigos, nos vemos no FORPG!


Dmitri Gadelha