terça-feira, 20 de janeiro de 2009

DON DRÁCULA

http://img27.picoodle.com/img/img27/4/3/9/f_showimageasm_a5a15e6.jpg

A série japonesa Don Drácula foi durante minha infância o meu desenho preferido. Assim como eu, vários jovens brasileiros guardam boas lembranças desse personagem. Esse foi a minha motivação: construir uma página brasileira que homenageasse Don Dracula e tentar fazer com que esses personagens não sejam esquecidos por todos que cresceram na década de 80.

Com certeza esse anime despertou em muitas dessas crianças o interesse por desenhos japoneses hoje tão presentes na televisão brasileira e do resto do mundo.

Tenho feito buscas na rede e encontrei poucas referências ao desenho, portanto não tenho muitas informações técnicas. Em português encontrei apenas uma ou outra referência. Essa é a primeira homepage brasileira criada única e exclusivamente para relembrar esse desenho maravilhoso. Acredito que devam existir outras páginas em japonês sobre a série mas ainda não aprendi a falar esse idioma.

Os que conhecem a história de Don Dracula sabem que não se trata exatamente de um desenho para criançinhas. Além da comédia, muitas o desenho chega a assutar, com cenas de bastante suspense e terror. Lembro que alguns dos episódios me deixavam com muito medo.

Nessa página vou trazer resumos dos episódios da série, que foi lançada em vídeo pela Vídeo Network Internacional em 1987. A versão brasileira era Telecine.

O desenho é uma adaptacão livre do romance Drácula de Bram Stocker de 1897. Mas é difícil encontrar qualquer semelhança com a história original.

Seu ano de produção é 1979.

Ao todo a série Don Drácula é composta por apenas 8 episódios. Originalmente estavam planejados 26 episódios, que nunca chegaram a ser produzidos. Aparentemente foi cancelada após a falência dos anunciantes que financiava o projeto. Os episódios tem em média de 20 a 30 minutos de duração.

Seu nome em japonês é Don Dorakyura. Essa é a pronúncia japonesa do nome Drácula.



Don Dracula foi criado por Osamu Tezuka, considerado o "Deus do Mangá".
Ele nasceu em 1926 em Osaka e seu nome está intimamente ligado a palavra anime. Já falecido (Tezuka faleceu em 1989) ele foi o criador dos olhos grandes, cabelos arrepiados e do ritmo cinematográfico que caracterizam os personagens e as narrativas das animações japonesas. Formado em medicina, começou sua carreira de desenhista com apenas 20 anos, enquanto estava na universidade.
Venerado no mundo inteiro ele chegou a desenhar cerca de 150.000 páginas de Mangá. É sua a série "A Princesa e o Cavaleiro", um dos primeiros animes a passar nas telas brasileiras.

Drácula se muda para o Japão para tentar fugir dos caçadores de vampiros. Junto a ele estão sua filha, Sangria e seu empregado, Igor. Ele se estabelece na região de Nerima (Tóquio, Japão). O destemido Professor Von Helsing da Holanda - que o persegue há 10 anos - vai atrás de um objetivo: exterminar não só Dracula como a todos os vampiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário