sábado, 26 de março de 2011

A comédia dos Vampiros!

A comédia dos Vampiros!

Aaantes que isso comece, vale a pena explicar: Na minha opinião os vampiros são um vírus, tal qual a gripe suína, ou seja, existem há muito tempo mas acabaram sumindo da mídia e agora, misturados com as novas tendências ressurgem ainda mais nocivos as mentes mais fracas. Tá bom, tá bom, essa é minha opinião pessoal e eu SEI que muita gente não vai concordar com a minha analogia… Me processem… Alias, eu to meio sem grana, melhor não processarem não… Entretanto, já que temos de ter morceguinhos na minha bela Arena, que eles venham com conteúdo, e acima de tudo, que venham de alguém que entende do assunto para que eles não acabem tomando um banho de gliter e saindo à luz do sol por ai…

Então, sem mais delongas, apresento um artigo feito com muito carinho por um grande conhecedor da “galera das presas”, Adriano Siqueira.

A Comédia dos Vampiros

Por Adriano Siqueira


Ao contrario do que se acredita, nem só de sangue vivem e terror vivem os vampiros. Há também um lado alegre e bem humorado que atrai o público e os fãs do mundo todo para as salas de cinema e para as histórias em quadrinhos. Falo aqui das “comédias vampiricas”.

Um dos primeiros filmes a usar a comédia no mundo dos monstros fantásticos foi Meet Frankenstein (1948) com os comediantes Bud Abbott e Lou Costello. o filme se tornou um cult movie principalmente pelo retorno do ator Bela Lugosi encarnando novamente o seu personagem favorito, Drácula de 1931.

Anos depois, A Dança dos Vampiros (The Fearless Vampire Killers) – 1967 de Roman Polanski trouxe uma nova visão sobre o mundo dos vampiros. A atriz Sharon Tate é eternizada por este filme.

Já na década de 70 tivemos filmes muito bem produzidos na linha de Vampiros e Humor. Amor à Primeira Mordida (Love at First Bite) de 1979 com Gerge Hamilton, trouxe o vampiro a modernidade. Falido com o castelo na hipoteca teve que mudar para o Bronx em Nova York e como era apaixonado por uma modelo ele a persegue o filme todo.

Outro filme da década de setenta sobre vampiros e comédia foi Old Drácula 1974 (também chamado de Vampira) Filme com o ator inglês David Niven que também fez James Bond no filme Cassino Royale. Neste filme, Drácula tenta de várias formas trazer a sua amada a vida.

Nos anos 80 houve uma verdadeira avalanche de comédias sobre filmes de vampiros com muitos atores comediantes e cantores. Entre os filmes, podemos citar:

Procura-se Rapaz Virgem (Once Bitten). lançamento: 1985 com Lauren Hutton e Jim Carrey.

A Vampira de Bervely Hills (A Beverly Hills Vamp) 1988 com Eddie Deezen.

Doce Vampira (Nightlife, 1989). Com Ben Cross e Maryam D’abo.

Vampiro Adolescente (teen Vamp) 1988 com Karen Carlsen, Clu Gulager. Angie Brow.

Meu doce vampiro (Was a Teenage Vampire) 1988. Com Robert Sena Leonardo.

O Beijo do Vampiro (Vampire’s Kiss) (1988) com Nicolas Cage, Maria Conchita Alonso, Jennifer Beals.

Em 90 a onda dos Vampiros na comédia continuou e trouxe mais cantores para fazer participações especiais:

Rockula, 1990. Tem a participação e a trilha sonora de Thomas Dolby.

Vovô é um vampiro (Grampire, aka: Moonrise, aka: My Grandpa is a Vampire – 1991) 1991 com Al Lewis (os monstros).

Meu namorado é um Vampiro (Love Bites) 1993 com o cantor new romantic Adam Ant no papel principal.

Drácula Morto mas feliz, 1996 Leslie Nielsen e Mel Brooks. E este merece uma menção especial por ser o melhor filme de comédia sobre vampiros. No início do filme um livro é aberto mostrando várias gravuras sobre vampiros. Todas as gravuras do livro realmente existem.

Já na década de 2000 as comedias também demonstraram sua força em filmes como:

Matadores de Vampiras Lésbicas (Lesbian Vampire Killers) 2009. Com James Corden e Mathew Horne Fletch e Jimmy são forçados a tirarem férias por motivos pessoais. Eles encontram uma cidade habitada por vampiras.

Vampiros Anônimos (Vampires Anonymous) – 2003. Com Paul Popowich e Michael Madsen . Um vampiro procura ajuda após morder a namorada para curar o seu vício por sangue.

Vampire Suck(Os Vampiros que se mordam) – 2010. Comédia que satiriza o filme Crepúsculo.

Em termos de produção nacional, a falta de filmes é compensada pelos trabalhos de Mauricio de Souza – com as aventuras em quadrinhos do Zé Vampir – e com Chico Anísio – no personagem Bento Carneiro, o vampiro brasileiro. Ambos os exemplos trazem o humor vampírico de uma forma genial e livre para as crianças.

Um comentário: