quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Vampiros no cinema

http://i240.photobucket.com/albums/ff233/olhos_de_anjo/gothic/238855a318hrnkjg.gif

Um dos grandes responsáveis pela diivulgação do mito do vampiro veio de filmes exibidos para grandes audiências. Boa parte dos primeiros filmes não conseguiu atrair o público no lançamento. O filme mudo alemão de 1922, "Nosferatu: Eine Symphonie des Garuens", dirigido por F.W. Murnau, retratou com sucesso um vampiro de aparência mórbida e revoltante. Outros se seguiram a este como "London After Midnight," em 1927.

Bela LugosiVampiro (1932) é um rigoroso e sombrio espetáculo de morbidez orquestrado pelo diretor Carl Dreyer, um dos nomes mais importantes da história do cinema. Porém os filmes das décadas de 1920, 1930 e 1940 consagraram alguns atores como lendas vivas do mito do vampiro , como o filme Drácula da Universal , estrelado por Bela Lugosi, Ao contrário do que muita gente pensa, o ator austro-húngaro Bela Lugosi interpretou Drácula nas telas em apenas duas ocasiões. Drácula (1931), da Universal, e "Às Voltas com Fantasmas" (1948), ao lado da dupla cômica Abbott & Costello. Entretanto, o papel lhe marcou de forma tão definitiva que Bela chegou a ser enterrado vestido com os trajes de vampiro.

Outros como Christopher Lee chegaram a fazem um verdadeiro "PHD de vampiro," de tanto que interpretaram o papel, ele fez simplesmente sete filmes como o conde Drácula, de "Vampiro da Noite" (1958) até "Os Ritos Satânicos de Drácula "(1973). Detestava a imagem do vampiro, mas retornou ao papel em "Conde Drácula" (1970), "Uma Dupla em Sinuca" (1970) e "Drácula, Pai e Filho" (1977). Filmes de vampiros sempre foram um grande sucesso, a exemplo de "Bram Stoker`s Dracula", (Copolla, 1992) ou "Entrevista com o Vampiro" (Neil Jordan, 1994). Não podemos esquecer também das várias séries de TV sobre o tema que pipocaram durante várias décadas.

Uma produtora que se destacou por seus filmes de terror e em especial pelos filmes de vampiro foi a inglesa Hammer Productions. Criada em 1934, realizou uma série de filmes de terror gótico produzidos entre os anos de 1955 a 1979. Esta produtora se especializou em histórias de ficção científica, suspense e terror, com a participação de atores do gênero como Christopher Lee e Peter Cushing.

A época de esplendor da Hammer Productions se situa nos anos 60, quando realizou uma série de filmes sobre Drácula, Frankenstein e a múmia. Parte do da produtora foi devido à colaboração da empresa norte-americana Warner Brothers.

he Fearless Vampire KillersEm 1967, Roman Polanski dirigiu a comédia "The Fearless Vampire Killers" (A dança dos Vampiros), que também gerou um musical de mesmo nome. É o primeiro filmea cores do diretor, que aborda um tema que andava muito em moda na época devido aos filmes de terror da produtora Hammer. Se trata de uma homenagem ao gênero, misturando humor com certo toque erótico. Polanski também atua no filme, junto a sua esposa, Sharon Tate que praticamente não fala durante o filme, mais exibindo sua beleza.

No filme o professor Abronsius (Jack MacGowran) e seu ajudante Alfred (Roman Polański) chegam sdurante o inverno a um remoto povoado na Transilvânia, onde existe um castelo em que habita um nobre, que na verdade é um vampiro. O professor que é um investigador dos fenômenos vampíricos deseja estudar o tal vampiro. No castelo também está a bela filha do estalajadeiro que foi sequestrada (Sharon Tate). Assim eles aproveitam para se infiltrar no castelo aproveitando um baile, o que confere o título ao filme. Destaque para a cena do vampiro na banheira com a garota.

Alguns anos após o término de uma cultuada série de TV sobre vampirismo conhecida como "Dark Shadows", em 1971, apareceu um romance que retratava o vampiro tanto como herói trágico como anti-herói. "Interview with a Vampire" (Entrevista com o vampiro), de Anne Rice , publicado em 1976, faz uma apreciação altamente introspectiva da vida de um vampiro chamado Louis. A autora pinta um retrato macabro de uma pessoa altamente erudita e sensível que é atirada, sem saber, no fantasmagórico mundo dos vampiros. Louis é forçado a lidar com sua imortalidade enquanto procura algum sentido de identidade em sua existência de assassino movido à sangue.
Em 1980, para brindar as sessões da tarde criam-se diversas versões adolescentes e de terror explícito do mito do vampiro. "A Hora do Espanto" (1985) é a visão moderna do vampiro produzindo um sucesso que revigorou o gênero em plena década de 1980, com humor corrosivo, cenas escabrosas que abusam de sangue e gosma cenográficos e efeitos visuais espetaculares.

Cena de Drácula de Bram StokerOs anos 90 lideraram uma verdadeira explosão de interesse pelos vampiros. A revolução da TV a cabo e do vídeo cassete e posteriormente do DVD tornou acessíveis quase todos os numerosos filmes sobre o tema, muitos desses estavam inclusive fora de catálogo e foram relançados em formato digital. Uma torrente sem fim de romances vampíricos foi lançada. Um crescimento contínuo de romances sobre vampirismo em forma de seriados alcançou números sem precedentes para um único personagem do amplo universo do terror.
O aclamado Drácula de Bram Stoker (Copolla, 1992) traz uma adaptação fiel do livro de Bram Stoker, mostrando a busca do Conde Drácula pela reencarnação de sua amada. No século XV, um líder e guerreiro dos Cárpatos renega a Igreja quando esta se recusa a enterrar em solo sagrado a mulher que amava, pois ela se matou acreditando que ele havia morrido em batalho durante as cruzadas. Assim, Drácula perambula através dos séculos como um morto-vivo e, ao contratar um advogado, descobre que a noiva deste é a reencarnação da sua amada. Deste modo, o deixa preso com suas "noivas" e vai para a Londres da Inglaterra vitoriana, no intuito de encontrar a mulher que sempre amou através dos séculos.


Cena de Entrevista com o VampiroEntrevista com o Vampiro (1994), baseado no romance de Anne Rice é uma releitura do mito, carregada de ambigüidades sexuais. Em pleno século XX, um vampiro concede uma entrevista a um jovem repórter, contando como foi transformado em uma criatura das trevas pelo vampiro Lestat, na Nova Orleans do século XVIII. Uma curiosidade do filme é que Anne Rice ficou terrivelmente surpresa com a escolha de Tom Cruise para o papel de Lestat, entretanto ao ver a atuação de Cruise ela chegou a fazer um pedido de desculpas público em virtude do bom desempenho do ator.


Assim, aparecem filmes como "Um drink no inferno" (1996, Tarantino) que teve continuações, e retrata vampiros como bestas assassinas e sedentas de sangue, num clima de roadie movie com terror escatológico.
"Blade - O Caçador de Vampiros" (1998), surgiu baseado em um herói dos quadrinhos da Marvel, um ser metade humano e metade vampiro, movido pelo desejo de vingança contra aquele que o transformou nesse ser híbrido ao atacar sua mãe antes mesmo dele nascer. O filme rendeu mais uma seqüência, e a terceira, Blade: Trinity, foi lançada em 2004. O filme é violento e mostra vampiros brigando pelo poder como se fossem uma espécie de máfia, não faltam efeitos especiais, cenas de luta e parafernália eletrônica.

A Sombra do Vampiro No século XXI a moda dos vampiros permanece e ganhou até um folego extra. "A Sombra do Vampiro" (2000, Merhige), filme de ficção sobre os bastidores do clássico alemão, sugere que o ator Max Schreck era um vampiro real contratado pelo diretor F.W. Murnau para dar maior realismo à história.

Outro filme recente sobre o tema é Drácula 2000, de diretor Patrick Lussier, uma adaptação para os tempos atuais da clássica história do Conde Drácula (em 2004 foi lançado Dracula 3000). Em 2002 mais um livro de Anne Rice é adaptado para o cinema (mas sem o apuro da anterior e também se nenhuma intervenção da escritora), A Rainha dos Condenados (Rymer), baseado no terceiro livro de Rice sobre o tema, continua contando a história do vampiro Lestat, agora transformado em uma estrela do rock. Sua música acaba despertando a rainha de todos os vampiros, que tem por objetivo destruir a Terra. Para combatê-la, os demais vampiros imortais também despertam de seu sono.

Em 2003 foi lançado Underworld, um filme de vampiros com uma estética copiada da trilogia de ficção científica, Matrix, que mostra Vampiros e Lobisomens numa guerra sem fim, e como outros filmes do gênero já promete uma seqüência.

O filme Van Helsing de 2004 é outro que abusa dos efeitos especiais e parafernálias eletrônicas para dessa vez centrar-se na figura polêmica do caçador de vampiros. É uma pena que sobrem efeitos especiais mas falte roteiro.

Em dezembro de 2008 foi lançado o filme "O Crepúsculo" (Twilight), baseado no romance de mesmo nome da escritora Stephenie Meyer que também escreveu "Lua Nova", "Eclipse" e "Amanhecer". Tanto no filme como no romance a história gira em torno dos personagens Isabela (Bella) Swan e Edward Culen. Isabela Swan vai morar com seu pai em uma nova cidade, depois que sua mãe decide casar-se novamente. No colégio, ela fica fascinada por Edward Cullen, um garoto que esconde um segredo obscuro, conhecido apenas por sua família. Eles se apaixonam, mas Edward sabe que quanto mais avançam no relacionamento, mas ele está colocando Bella e aqueles à sua volta em perigo. Quando ela descobre que Edward é na verdade, um vampiro, ela age contra todas as expectativas e não tem medo da sede de sangue de seu grande amor, mesmo sabendo que ele pode matá-la a qualquer momento.

A série criada por Stephenie Meyer fez um estupendo sucesso entre o público jovem e venderam mais de 20 milhões de cópias só nos Estados Unidos, com sua leitura fácil e tema açucarado, e o filme não é muito diferente disso. Em sua mistura de "filme de baile de formatura americano" e "Buffy", assim como o romance, o filme peca pela absoluta falta de criatividade, mas foi um sucesso de bilheteria. A Summit Entertainment também confirmou a adaptação do próximo livro da série "Twilight", "Lua Nova", para os cinemas devido ao sucesso de bilheteria do primeiro filme.

Pelo visto, o cinema é um campo bastante propício para os vampiros e o vampirismo (com duplo sentido, logicamente).

Lista Cronológica dos principais filmes sobre vampiros

Cinema Mudo

Vampire of the Coast (1909)
The Vampire's Trail (1910)
The Vampire (1913)
In the Grip of the Vampire (1913)
Vampires of the Night (1914)
The Vampire's Trail (1914)
Vampires of Warsaw (1914)
The Vampire's Tower (1914)
Saved From the Vampire (1914)
The Devil's Daughter (1915)
A Fool There Was (1915)
The Vampire's Clutch (1915)
Was She A Vampire? (1915)
Kiss of the Vampire (1915)
Mr. Vampire (1916)
A Night of Horror (1916)
A Vampire Out of Work (1916)
A Village Vampire (1916)
The Beloved Vampire (1917)
The Vampire (1920)
Drakula (1921)
The Blond Vampire (1922)
Nosferatu (1922)
London After Midnight (1927)
The Vampire (1928)

1930

Dracula (1931)
Vampyr (1932)
The Vampire Bat (1933)
Mark of the Vampire (1935)
Condemned to Live (1935)
Dracula's Daughter (1936)

1940

The Devil Bat (1940)
Spooks Run Wild (1941)
The Return of the Vampire (1943)
Son of Dracula (1943)
Dead Men Walk (1943)
Return of the Vampire (1943)
House of Frankenstein (1944)
House of Dracula (1945)
Isle of the Dead (1945)
The Vampire's Ghost (1945)
The Devil Bat's Daughter (1946)
Abbott and Costello Meet Frankenstein (1948)
Old Mother Riley Meets the Vampire (1948)

1950

The Thing From Another World (1951)
The Devil's Commandment (1956)
The Vampire (1957)-
Blood of Dracula (1957)
Not of This Earth (1957)-
The Return of Dracula (1957)
Horror of Dracula (1958)
Blood of the Vampire (1958)
Curse of the Undead (1959)
The Vampire's Coffin (1958)
Uncle Was a Vampire (1959)

1960

World of the Vampires (1960)
Brides of Dracula (1960)
Blood and Roses (1961)
Black Sunday (1961)
Sampson vs. the Vampire Women (1961)
Bring Me the Vampire (1961)
House on Bare Mountain (1962)
Kiss of the Vampire (1963)
The Last Man on Earth (1964)
Dr. Terror's House of Horrors (1964)
The Vampires (1964)
Dracula, Prince of Darkness (1965)
Planet of the Vampires (1965)
Devils of Darkness (1965)
Blood Fiend (1966)
The Vampire People (1966)
Track of the Vampire (1966)
Billy the Kid vs. Dracula (1966)
Blood Bath (1966)
The Devil's Mistress (1966)
Planet of Blood (1966)
The Fearless Vampire Killers (1967)
A Taste of Blood (1967)
Dr. Terror's Gallery of Horror (1967)
Dracula's Wedding Day (1967)
Dracula Meets the Outer Space Chicks (1967)
Draculita (1967)
Dracula Has Risen From the Grave (1968)
Mad Monster Party (1968)
The Blood of Dracula's Castle (1969)
The Blood Beast Terror (1969)
The Nude Vampire (1969)
Space Vampires (1969)

1970

House of Dark Shadows (1970)
Count Dracula (1970)
The Scars of Dracula (1970)
Taste the Blood of Dracula (1970)
Count Yorga, The Vampire (1970)
The Devil's Skin (1970)
Dracula's Vampire Lust (1970)
The Vampire Lovers (1970)
Blood of Frankenstein (1970)
Dracula vs. Frankenstein (1970)
Lust For a Vampire (1970)
Countess Dracula (1970)
Guess What Happened to Count Dracula (1970)
The Return of Count Yorga (1971)
Vampire Men of the Lost Planet (1971)
Nosferatu in Brazil (1971)
The Bloodsuckers (1971)
The Vampire Happening (1971)
The Velvet Vampire (1971)
Daughters of Darkness (1971)
Lake of Dracula (1971)
Blacula (1972)
Dracula A.D. 1972 (1972)
Saga of the Draculas (1972)
The Night Stalker (1972)
The Werewolf vs. The Vampire Woman (1972)
Dracula in Brianza (1972)
Dracula's Great Love (1972)
The Deathmaster (1972)
The Legend of Blood Castle (1972)
Grave of the Vampire (1972)
Bram Stoker's Dracula (1973)
Scream, Blacula, Scream (1973)
Satanic Rites of Dracula (1973)
Andy Warhol's Dracula (1973)
The Daughter of Dracula (1973)
Dead People (1973)
Lemora: A Vampire's Tale (1973)
The Devil's Plaything (1973)
The Devil's Wedding Night (1973)
Old Dracula (1974)--David Niven.
Captain Kronos, Vampire Hunter (1974)
The Seven Brothers Meet Dracula (1974)
Evil of Dracula (1974)
Vampyres (1974)
Deafula (1975)
Dead of Night (1976)
Rabid (1977)
Doctor Dracula (1977)
Dracula and Son (1977)
Dracula's Dog (1977)
Martin (1977)
Count Dracula (1978)
Dracula (1979)
Vampire (1979)
Dracula Blows His Cool (1979)
Nosferatu: The Vampire (1979)
Thirst (1979)
Love at First Bite (1979)
Vampire Hookers (1979)
Dracula Sucks (1979)
Salem's Lot: The Movie (1979)

1980

Dracula's Last Rites (1980)
Mama Dracula (1980)
Deadline (1980)
Dr. Dracula (1981)
Dracula Rises From His Coffin (1982)
The Hunger (1983)
A Polish Vampire in Burbank (1984)
Fright Night (1985)
Once Bitten (1985)
The Seven Vampires (1985)
Dragon Against Vampire (1985)
Lifeforce (1985)
Vampire Hunter D (1985)
Dracula, the Great Undead (1985)
Demon Queen (1986)
Vamp (1986)
The Devil Vendetta (1986)
Mr. Vampire (1986)
The Lost Boys (1987)
The Monster Squad (1987)
Near Dark (1987)
I Married a Vampire (1987)
My Best Friend Is a Vampire (1988)
Love Bites (1988)
Teen Vamp (1988)
Beverly Hills Vamp (1988)
Dance of the Damned (1988)
Dinner With the Vampire (1988)
Dracula's Widow (1988)
Vampire at Midnight (1988)
Because the Dawn (1988)
Nightlife (1989)
To Die For (1989)
Daughter of Darkness (1989)
Vampire's Kiss (1989)
Rockula (1989)
Fright Night: Part II (1989)

1990

Dawn (1990)
Sundown: Vampire in Retreat (1990)
Rockula (1990)
Doctor Vampire (1991)
Blood Ties (1991)
Subspecies (1991)
Kingdom of the Vampire (1991)
Pale Blood (1991)
Vampire Cop (1991)
The Reflecting Skin (1991)
Bram Stroker's Dracula (1992)
Innocent Blood (1992)
Children of the Night (1992)
Buffy, the Vampire Slayer (1992)
Tale of a Vampire (1992)
Dracula's Hair (1992)
Sleepwalkers (1992)
To Sleep With a Vampire (1992)
My Grandpa Is a Vampire (1992)
Darkness (1993)
Bloodstone: Subspecies II (1993)
Bloodlust: Subspecies III (1993)
Love Bites (1993)
Blood Ties (1993)
Dracula Rising (1993)
Tale of a Vampire (1993)--London library scholar searching for lost love.
To Sleep with a Vampire (1993)
Project Vampire (1993)
Blood in the Night (1993)
City of the Vampires (1993)
Cronos (1993)
Vampire Vixens From Venus (1994)
Vampires and Other Stereotypes (1994)
Demonsoul (1994)
Interview With the Vampire (1994)
Embrace of the Vampire (1995)
Vampire in Brooklyn (1995)
Dracula: Dead and Loving It (1995)
Addicted to Murder (1995)
From Dusk 'Til Dawn (1996)
Bordello of Blood (1996)
Dead of Night (1996)
The Vampire Journals (1996)
An American Vampire Story (1997)
Def By Temptation (1997)
Addicted to Murder: Tainted Blood (1998)
Blade (1998)
John Carpenter's Vampires (1998)
Teenage Space Vampires (1998)
Addicted to Murder 3: Blood Lust (1999)
Cold Hearts (1999)
The Vampire Carmilla (1999)
Vampire Blues (1999)

2000


Dark Prince: The True Story of Dracula (2000)
Dracula 2000 (2000)
Mom's Got a Date with a Vampire (2000)
Shadow of the Vampire (2000)
Blood (2000) -- Vampire's blood made genetically narcotic.
Vampires: Los Muertos (2001)
Jesus Christ, Vampire Hunter (2001)
Vampire Hunter D Bloodlust (2001)
The Erotic Rites of Countess Dracula (2001)
The Forsaken (2001)
Blade II (2002)
Queen of the Damned (2002)
Vampire Clan (2002)
An Erotic Vampire in Paris (2002)
Barely Legal Lesbian Vampires (2003)
Dracula II: Ascension (2003)
Vampires Anonymous (2003)
Vlad (2003)
Underworld (2003)
Vampires: Out for Blood (2004)
Blood Angels (2004)
Vampires vs. Zombies (2004)
Lust for Dracula (2004)
Vampire Sisters (2004)
Dracula 3000 (2004)
Van Helsing (2004)
Vampires: The Turning (2005)
Bram Stoker's Way of the Vampire (2005)

Um comentário:

  1. vou ver todos esses filmes, mas alguns antigos sao mega hard d encontrar O_O

    ResponderExcluir